TOP 10 GATEWAY

cropped-logo.png  E AGORA? POR ONDE EU COMEÇO?

Acho que é uma dúvida bem comum entre os gamers qual jogo escolher para apresentar aquele amigo(a) que não conhece os BoardGames modernos. Eu tenho a maior dificuldade de escolher e fico pensando muitooooo antes de escolher o jogo ideal. Diante disso resolvi fazer uma lista de 10 jogos de entrada que sempre funcionaram muito bem aqui em casa. Vale salientar que vai depender muito do perfil do seu amigo (novo jogador), mas acredito que se escolher qualquer um desses 10 a chance de errar é pequena, por isso a ordem da lista aqui não importa (não representa ranking), todos os 10 estão na mesma categoria para mim.

IMPORTANTE: Essa lista não inclui party games ou fillers, visto que o objetivo é introduzir um non-gamer nesse mundo novo e o sentimento de WOW é muito importante aqui. Party Games são divertidos e na maioria das vezes todos gostam mas, na minha opinião, não dão o gostinho de ter testado algo extremamente novo e desafiador. Por isso não vou incluir Dixit, Resistance, Love Letter, Coup e cia nessa lista (em breve faço outra só para fillers e party games). Na verdade, a maioria dos jogos citados se encaixam na categoria Family Game.

Vamos começar… 

  1. CATAN

davechild_1359015936_catan-photo

Esse é um clássico! Apesar de alguns gamers não gostarem, não tem como deixa-lo de fora dessa lista, pois foi um dos primeiros jogos (e mais famosos) desse mundo de tabuleiro moderno. Acho que muitos gamers começaram por CATAN e mesmo que não goste tanto dele hoje, um dia já foram viciados ahahaha. Carcassonne se encaixaria aqui, não vou cita-lo na lista mas tem gente que prefere ele a CATAN então só substituir 🙂  Lançado no Brasil pela Grow.

 

pic1927862_md      2. TICKET TO RIDE

Quem não gosta de trens? Pois é! Ticket to Ride encanta pela beleza e pela simplicidade. É uma escolha certa de sucesso para os novos jogadores, principalmente a versão de aniversário que é belíssima. É um clássico também e vem em várias versões com mapas e algumas regrinhas diferentes, esse da foto é o do mapa dos EUA o mais tradicional. Lançado no Brasil pela Galápagos.

 

3. SURVIVE

687474703a2f2f63662e6765656b646f2d696d616765732e636f6d2f696d616765732f7069633839363438335f6d642e6a7067Esse é um dos meus preferidos! É sempre sucesso! Com o tempo você vai enjoando de jogos mais simples como Catan e Ticket to Ride, mas desse eu nunca enjoo porque é muito divertido, com muita interação e dá pra ferrar o amiguinho (sempre bom né? kkkkk). Survive tem algumas micro expansões que valem a pena comprar também. Foi lançado no Brasil pela Conclave.

 

 

4. CAMEL UP

Camel-Up-Board-Game-Pieces

 Esse me surpreendeu! Decidi comprar porque ganhou o spiel des Jahres (Oscar dos BG) de melhor family game em 2014 e voilá: que surpresa boa. Funcionou muitoooo bem como gateway para todos os públicos e eu gosto cada vez mais dele. O que eu mais gostei nesse jogo é que aparentemente ele é um jogo em que a sorte predomina, mas quanto mais você joga percebe-se que a sorte não é tão determinante assim e tem muito espaço para os estrategistas. Foi lançado no Brasil pela Conclave.

   5. JAMAICA

91Nvr-Pn3WL._SL1500_

Uma das artes mais bonitas dos boardgames, Jamaica é um excelente jogo de entrada! Tem sorte, tem ações programadas, tem estratégia e tem atacar o amiguinho. De tudo um pouco, é um jogo que sempre funciona e diverte bastante. Não é tão fácil de ser encontrado, mas vale a pena procurar 🙂

 

 

 

6. TAKENOKO

Takenoko

 

Lindo, fofinho e  aparentemente infantil, Takenoko é um excelente gateway que pode agradar gamers e non-gamers. Sucesso total, sempre! O legal é que joga bem com qualquer numero de jogadores (2,3 ou 4). Veja mais na review aqui. Foi recentemente lançada sua expansão com review aqui.  Lançado no Brasil pela Galápagos.

 

7.  STONE AGE 

StoneAge

Posso dizer que dessa lista esse é o preferido dos gamers. Um jogo excelente, estratégico, regras simples e serve de introdução para o mundo dos Euro Games. Lançado no Brasil pela Devir. Saiba mais sobre ele aqui.

 

 

8. SHERIFF OF NOTTINGHAM

 

pic2075830

A versão mais nova e mais bonita do antigo Robin Hood. Esperando ansiosamente para o lançamento aqui no Brasil. É um jogo divertido e para toda família. Não tem muita estratégia aqui, só blefe e muitas risadas.

 

 

 

9.  PANDEMIC

pic1534148

Não sou muito fã de jogos cooperativos, mas esse é definitivamente um excelente jogo. Escolher um jogo cooperativo pode ser uma boa dependendo do seu grupo de novatos, então fica a minha sugestão de pandemic por ter uma jogabilidade excelente e tema melhor ainda. Outro que se encaixa aqui é o Forbidden Desert, um ótimo cooperativo também. Recentemente sai a versão LEGACY do jogo que disparou no ranking do BGG ocupando em poucos dias a 1ª posição.  Lançado no Brasil pela  Devir.

 

 

 

   10. 7 WONDERS 

7_wonders_board_game_coverLançado no Brasil pela Galápagos, 7 Wonders é um sucesso. Vencedor do Spiel dês Jahres em 2011, esse jogo vem inovando e melhorando a cada ano com uma nova expansão. Seu último lançamento foi sua versão para 2 jogadores 7 Wonders: Duel (excelente também). O legal desse jogo é que o tempo da partida não muda muito quando acrescentamos jogadores e o mesmo funciona muito bem com qualquer quantidade (menos de 2 que é chato mas a versão duel veio para completar essa lacuna).

 

 

Menção Honrosa:

  1. Colt Express
  2. Niagara
  3. Machi Koro

 

E aí gostou da lista? Sugere mais algum? Discorda de mim? Deixe sua opinião 🙂

 

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

8 ideias sobre “TOP 10 GATEWAY

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *