POWER GRID – Imperdível!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA  Como começar falando de um dos melhores jogos de todos os tempos? Posso dizer que só três jogos da minha coleção eu dei nota 10 e Power Grid é um deles. Poderia dizer que não é um jogo para qualquer pessoa, pois é um  jogo muito estratégico e de muita matemática, mas todo mundo com quem já joguei gostou e posso dizer que nunca vi algum falando mal dele. Se você for jogar sabendo o que te espera queimar o cérebro  é difícil não gostar.

O objeto do Power Grid é abastecer o maior número de cidades com energia fornecida pela sua  coleção de usinas. A compra de usinas é feita por leilão, à medida que cada jogador compra novas usinas de energia, novas  plantas chegam ao mercado.

Mecânica:
– Leilão
– Network Building

content_pwg_tabuleiro

O jogo é dividido em 5 fases:

Fase 1: Determinar a ordem de jogo  

O jogador que tiver o maior número de cidades e, no caso de empate, aquele que tiver a maior usina em sua posse ocupará a primeira posição na rodada. Essa fase é um dos motivos que torna o jogo equilibrado e brilhante. Por que? Aquele jogador que se mantiver na primeira posição na Fase 1, terá a desvantagem de iniciar a Fase 2 (leilões) e ainda será o último a executar suas ações nas Fases 3 e 4.  Então o jogo tenta “se equilibrar” a cada rodada. É fantástico! Isso faz com que o jogo seja realmente disputado, todas as minhas partidas foram super apertadas no final!

Fase 2: Leilão das usinas:  

Este  é o principal momento do jogo. Teremos um  mercado a cada rodada   com 4 cartas de usinas presentes e 4 cartas de usinas futuras. As únicas que podem ser leiloadas serão as usinas do mercado atual.

carta-powergrid_1

P1180087_1

Exemplos de cartas de usinas

Fase 3 – Compra de Recursos

Esta fase, á medida que o jogo alcança as linhas finais, se torna muito cruel para aqueles que estiverem nas primeiras posições, ainda mais com um setup para 6 pessoas. Existe uma linha de produção chamada mercado de recursos no tabuleiro (foto abaixo), onde a cada nova rodada novos recursos serão realocados de acordo com uma tabela fixa referente ao mapa utilizado e a etapa que se encontre o jogo. Os recursos poderão ser adquiridos neste mercado a fim de fomentar a produção de energia nas usinas de cada jogador.

Estão dispostas no tabuleiro, as trilhas de lixo, petróleo, carvão e urânio – as usinas de Fusão e Ecológicas não utilizam recursos para sua produção. Cada Box possui três espaços para cada um dos recursos mencionados, salvo para urânio que possui apenas um, onde deverão ser colocados os tokens representativos de cada um. Os box possuem valores especiais que aumentam da esquerda para a direita deixando a cada momento a compra de um recurso cada vez mais inviável e isso que deixa o jogo sensacional também. Quanto mais procurado o recurso mais caro ele fica!!!

Fase 4 – Construção

Basicamente, este é o momento em que os jogadores expandem as redes de suas empresas no mapa para abastecer cidades com eletricidade. De acordo com a Etapa em que se encontre a partida, a alocação de usinas nas cidades seguirá por uma linha estratégica muito forte, que bloqueará o crescimento de seus adversários dificultando e encarecendo sua rede de abastecimento de energia.

PowerGridUS-Custom

 

Fase 5 – Burocracia

A Fase final os jogadores poderão vender seus recursos para aquecer suas usinas e abastecer as cidades da rede de energia que fazem parte de sua empresa. Quanto maior for seu abastecimento maior será os ganhos e acúmulo de capital que estimulará suas novas compras para a próxima rodada. Além da arrecadação de capital o tabuleiro é reabastecido com novos recursos e usinas.

EXTRA: Para apimentar um pouco o jogo ele ainda é dividido em três etapas: a Etapa 1 perdura até que o primeiro jogador alcance a 7ª cidade, dando espaço para a Etapa 2, onde novos recursos como o lixo são bem atrativos como fonte de energia. A Etapa 3 e final se iniciará apenas quando sua carta específica aparece durante o jogo. Neste momento, o mercado atual e futuro que permite a compra de usinas nos leilões passará a composição de 6 cartas, removendo duas do jogo.

 

RESUMINDO, Power Grid é um jogo de ECONOMIA! É um EuroGame super balanceado, redondo, difícil de encontrar alguma falha. Dizem que o Friedemann Friese, seu game designer, gastou todas suas grandes ideias na criação deste jogo, já que seu reconhecimento como grande desenvolvedor de jogos se resumiu a esta incrível produção.

Power Grid é um MUST HAVE para qualquer colecionador e apaixonados por eurogames. Tenho ele desde de 2008 e é um dos meus favoritos!

Pontos positivos:
– Super mega ultra inteligente
– Agrada qualquer Euro gamer
–Bons componentes
– Independente de idioma

Pontos negativos:
– Pode ser frita-cérebro demais para alguns
– Não funciona como gateway
– Na versão sem ser deluxe o dinheiro é de papel

Ficha Técnica:
Jogadores: 2 a 6
Duração: 120 minutos
Expansões: Vários novos mapas, alguns só mapas outros introduzem algo novo
Publisher/Desenvolvedora:Eu tenho o da Rio Grande Games e foi lançado no Brasil pela Galápagos Jogos.
Idioma: Independente de Idioma

NOTA FINAL:  10/10

Complexidade – 8.5/10

Rejogabilidade – 10/10

Estratégia – 10/10

Componentes – 9/10

Sorte – 0/10

Interação – 7/10

 

Onde comprar: Galápagos jogos  R$219,00

Saiba mais: LUDOPEDIA  BGG

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *